XVII Encontro do Comitê de Negociações Comerciais Mercosul - União Europeia

Ministério das Relações Exteriores

Assessoria de Imprensa do Gabinete

XVII Encontro do Comitê de Negociações Comerciais Mercosul - União Europeia


Comunicado de imprensa conjunto

O Mercosul e a União Europeia celebraram o XVII Encontro do Comitê de negociações comerciais birregionais para alcançar um acordo de associação.

As delegações do Mercosul e da União Europeia reuniram-se em Buenos Aires entre 29 de junho e 2 julho de 2010 para a sua primeira rodada formal de trabalho desde o anúncio do relançamento das negociações, efetuado pelos Chefes de Estado ou e Governo na última Cúpula de Madri, em 17 de maio.

O Comitê de Negociações Birregionais foi estabelecido no ano 2000 e celebrou dezesseis encontros até o ano de 2004, quando as partes decidiram realizar uma pausa nas negociações.

No decurso deste XVII CNB, as negociações foram conduzidas, por parte do MERCOSUL, pelo Embaixador Alfredo Chiaradía, Coordenador Nacional da Argentina no Grupo Mercado Comum, em exercício da Presidência Pro Tempore do MERCOSUL. A delegação da União Europeia foi chefiada por João Aguiar Machado, Diretor Geral Adjunto da Direção-Geral de Comércio da Comissão Europeia.

As conversações entre representantes de ambos os blocos incluíram os denominados três pilares da negociação: diálogo político, cooperação e comércio. Nesta último âmbito, as partes repassaram os textos e suas respectivas propostas nos diferentes temas da negociação.

Neste nível, produziu-se um frutífero intercâmbio, que permitiu acordar um ponto de partida e uma base de trabalho comum para o tratamento dos temas pendentes nos diversos capítulos do Acordo, levando-se em conta a evolução ocorrida nos últimos seis anos.

Ambas as partes estiveram de acordo sobre a necessidade de manter um formato e cronograma de trabalho flexível, de modo a atingir os consensos necessários sobre o conteúdo do Acordo e reiteraram sua disposição de alcançar um acordo ambicioso e equilibrado.

O próximo encontro do Comitê de Negociações Birregionais será acordado através dos canais diplomáticos habituais.

Comentarios