sábado, 16 de agosto de 2008

Carteira de Motorista na Espanha

Deputados aprovam acordo com a Espanha sobre CNH Diógenis Santos Texto aprovado prevê que os brasileiros poderão dirigir em território espanhol com CNH brasileira. O Plenário aprovou nesta quarta-feira o Projeto de Decreto Legislativo 518/08, da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, que ratifica o acordo entre o Brasil e a Espanha para reconhecimento recíproco de carteiras de habilitação de motorista. A matéria segue para análise do Senado.
O tratado, assinado em 2007, prevê que os brasileiros poderão dirigir em território espanhol com CNH brasileira. Com base no princípio da reciprocidade, os cidadãos espanhóis também poderão dirigir em estradas brasileiras com o documento emitido pelas autoridades do seu país.
"No momento em que temos uma profunda discussão sobre migração na Europa, aprovarmos um projeto dessa natureza de reciprocidade é de grande importância para os brasileiros que estão na Espanha, minimizando as restrições impostas por aquele país", afirmou o deputado Júlio Delgado (PSB-MG), que defendeu a matéria em plenário. O parlamentar foi o relator do texto na Comissão de Relações Exteriores, quando a mensagem do Executivo foi aprovada pelo colegiado e transformada em projeto de decreto legislativo.
Período fixo A permissão se aplica apenas ao tipo de veículo para o qual o condutor está habilitado em seu país de origem, e por um período de até 180 dias. O texto prevê ainda que, em caso de necessidade de permanência do cidadão estrangeiro por período superior a seis meses, será necessária a emissão de uma carteira nacional, de acordo com as normas do país onde o condutor estiver. Para obter esse documento, haverá um processo simplificado de avaliação do motorista pelas autoridades locais.
O texto prevê ainda um intercâmbio permanente entre os dois países sobre os procedimentos para a emissão da carteira. Assim, as autoridades terão informações atualizadas sobre eventuais mudanças nas leis de trânsito do outro país e no modelo do documento.
*Matéria atualizada às 21h37.
Íntegra da proposta: - PDC-518/2008
Notícias anteriores: CCJ aprova acordo sobre CNH entre Brasil e Espanha
Reportagem - Eduardo Piovesan Edição - João Pitella Junior
(Reprodução autorizada desde que contenha a assinatura 'Agência Câmara')
Agência Câmara Tel. (61) 3216.1851/3216.1852 Fax. (61) 3216.1856 E-mail:agencia@camara.gov.br

No hay comentarios: