Programa "Boi Guardião" de contenção do desmatamento amazônico


Como parte das iniciativas para conter o avanço do desmatamento na região amazônica brasileira, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) do Brasil e o Governo do Estado do Pará lançaram o Programa “Boi Guardião” em dezembro último. O objetivo do Programa é monitorar, por satélite, fazendas de gado no bioma amazônico.

O projeto piloto envolve, inicialmente, seis municípios paraenses que juntos têm quase quatro milhões de cabeças de gado. Mais de 15 mil fazendas localizadas nessa região foram georreferenciadas, isto é, suas localizações foram definidas pelo sistema de coordenadas geográficas e serão monitoradas por técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Agência de Defesa Agropecuária do estado do Pará (Adepará).

A partir de junho de 2010, inicia-se a segunda etapa do Programa, a ser estendido a mais 38 municípios do centro-sul do Pará. Na terceira etapa, cujo início será em dezembro de 2010, o monitoramento alcançará o restante do Pará, compreendendo 67 municípios do nordeste do estado, o Baixo Amazonas e a região da Ilha de Marajó. O MAPA também planeja implantar o Programa nas propriedades rurais dos estados de Rondônia e Mato Grosso, o que deverá ocorrer a partir deste ano.

Para mais informações sobre o Programa “Boi Guardião”, acesse:

http://www.brasil.es/Archivos/Noticia_Pecuaria.doc


Sector de Prensa y Divulgación

Embajada de Brasil en Madrid

(+34)91 700 46 94

sector.prensa@embajadadebrasil.es

www.brasil.es

Comentarios